Antigos diretores do Secretariado da Diocese do Algarve homenageados na Eucaristia do Encontro Nacional da Catequese

Os antigos diretores do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, padre Henrique Varela e monsenhor cónego José Pedro Martins, foram homenageados na Eucaristia do Encontro Nacional de Catequese.

Na celebração, que teve lugar na Sé de Faro na passada quarta-feira, 03 de abril, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas começou por lembrar terem sido dois sacerdotes que “se dedicaram muito, a quem a diocese deve muito”. O bispo diocesano destacou aquele gesto como “sinal de gratidão e de reconhecimento pelo seu serviço” naquele âmbito pastoral na diocese algarvia.

No final da Eucaristia concelebrada pelos bispos D. António Augusto Azevedo, D. António Moiteiro e D. Manuel Felício, membros da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Portuguesa que promoveu o Encontro Nacional de Catequese, o atual diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve explicou que nos 64 anos que aquele organismo tem de serviço na diocese, 20 foram ao cuidado do padre Henrique Varela e 11 ao cuidado do monsenhor cónego José Pedro. Recorde-se que o primeiro foi responsável por aquele setor da pastoral entre 1969 e 1989 e o segundo entre 2000 e 2011.

“Quase diria que é difícil falar de catequese ainda hoje, naquilo que lhe reconhecemos enquanto estrutura sistemática aqui no Algarve, sem referir o nome do padre Varela. Dedicado em pleno a esse serviço durante vários anos, passou por todas as comunidades e paróquias da nossa diocese várias vezes. Ainda hoje não é raro ouvir os testemunhos acerca do seu afã missionário e pastoral que, aliás, confundia a missão deste Secretariado com a vivência do seu sacerdócio. Muito obrigado, padre Varela”, afirmou o padre Pedro Manuel, sob ovação dos participantes na Eucaristia.

Aquele responsável lembrou ainda que, “de igual modo e noutro contexto, na renovação dos catecismos em Portugal no início do milénio, o monsenhor José Pedro dotou o Secretariado e a diocese de um impulso evangelizador que encontrava um novo dinamismo na redescoberta e sentido do valor do Batismo”. “A caminhada catecumenal da infância e adolescência, por ele aclarada na sequela do amplo caminho iniciado com os adultos no final da década de 80 do século passado aqui no Algarve, fez com que a generalidade das paróquias se dotasse de itinerários de pré-catecumenado e catecumenado que ainda hoje norteiam e balizam as caminhadas das nossas comunidades. Muito obrigado, padre José Pedro”, prosseguiu, sob nova aclamação da assembleia.

“De tudo o mais que poderia dizer, acrescento que a ambos reconhecemos a beleza da fidelidade à Igreja, a gratuidade no serviço e a entrega generosa até ao fim. Caros padre Varela e monsenhor José Pedro muito obrigado pelo que sois no nosso presbitério em geral e hoje, particularmente, pelo que fostes neste serviço tão especial que é a catequese na nossa diocese”, concluiu o padre Pedro Manuel, anuindo a assembleia com uma derradeira salva de palmas. 

(Fonte: folhadodomingo.pt)

De realçar que os primeiros anos das Missionárias Reparadoras do S. Coração de Jesus na diocese do Algarve coincidiram com o início deste serviço diocesano na catequese do sr. Pe Henrique Varela. Falando do Algarve, todas as irmãs que por cá passaram e se entregaram de alma e coração a esta missão, sempre referiram com muita estima, reconhecimento e gratidão esta entrega tão generosa e dedicada destes sacerdotes, entre outros. Bendito seja Deus nos seus dons!

Precisamos de mais evangelizadores com Espírito, como incansavelmente nos apela o Papa Francisco.

Como Maria, acolhemos o convite do Senhor.

Acolhamos (queria eu dizer)Eis-me aqui, faça-se segundo a tua palavra…