Sou Vitorina Kamia sou da Diocese do Sumbe, Província do Kwanza- Sul. Nasci numa família cristã, somos 5 irmãos e sou a 3ª. Frequentei a catequese durante algum tempo.
Em 2012 fiz a formação de acolitado e ao mesmo tempo participava nos encontros vocacional na paróquia onde nasci. A formação estava ao cargo das irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima. Nestes encontros conheci também algumas irmãs, nomeadamente as irmãs Missionárias Reparadoras. No dia 20 de novembro de 2013 fiz a promessa de acólitos.
A minha história vocacional
Desde muito sedo desejei ser religiosa missionária. Como os desígnios de Deus são diferentes dos nossos, fui procurando perceber por onde Ele me queria conduzir. Descobri que era mesma nesta Congregação, das Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Cativou-me o carisma da Reparação e o Apostolado, mas também o modo como as irmãs viviam.
Depois de confusão e desafio vocacional, fui ter com o meu pároco, manifestei-lhe o meu desejo de fazer a experiência com as irmãs Missionárias Reparadoras ele mostrou-se disponível em falar com as irmãs e assim fui. Depois de uma resposta positiva da parte das irmãs, falei com os meus pais, estes sempre me apoiaram. No dia 5 de janeiro de 2015 entrei nesta Congregação, em Luanda. Fui bem acolhida pelas irmãs, senti-me em família. Depois de algum tempo com as irmãs fui frequentando as aulas no ensino secundário. No dia 04 de março de 2018 iniciei – o postulantado com mais uma colega. Como acontece com todas/os que se põe a caminho na descoberta da sua vocação senti alguma “tentação” em desistir, mas a força de Deus e a sua graça é maior que as minhas fraquezas, Ele venceu-me e aqui estou.
Em dezembro de 2020 vim para Portugal fui também bem acolhida pelas irmãs, estive algum tempo no Porto na comunidade da Casa Mãe da Congregação. No dia 15 de fevereiro de 2021 vim para Fátima para a casa de formação-noviciado. Fui recebida pelas irmãs professas e pelas noviças em formação num ambiente de festa e de muita alegria! Foi um momento marcante.
No dia 25 de março do mesmo ano iniciei o Noviciado. Uma nova etapa de formação intensiva. Ó como é bom Senhor, poder corresponder o Teu apelo! Eis que chegou o tempo esperado, da minha entrega ao Senhor! A Consagração religiosa. Que grande dia senhor, concede-me o dom de fidelidade e de perseverança, para continuar a servir a Tua Igreja nesta Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.