Celebramos nestes dias, de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, a Semana do Consagrado.
Nas dioceses realizam-se encontros entre os religiosos e/ ou com os srs bispos. Ocasião para louvarmos o Senhor e darmos graças a Deus por este dom da presença de tantos(as), independentemente dos números, que continuam o seu caminho seguindo Jesus Cristo, procurando imitá-lO e confiando na Sua Palavra, ao serviço dos irmãos.
Dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, celebramos o Dia do Consagrado.
Na Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, no desejo de corresponder à vocação recebida, no último ano tivemos a alegria de ter entre nós a Profissão Religiosa de algumas novas irmãs: Adelaide, Vitorina e Rosália Nunes, na solenidade da Anunciação do Senhor e dia de aniversário da Fundação desta família religiosa (25 março) e, mais recentemente, na Solenidade da Imaculada Conceição (8 dezembro) as irmãs Rosária Pedro, Mariana Camota, Filomena Vidal, Cláudia Alembe e Teresa Feca Paquete.
A cada uma, independentemente do tempo de caminhada, é pedido que “Façamos da nossa consagração, um acto contínuo de reparação ao Pai, entregando toda a nossa vida no altar de Deus, sem reservar nada para nós”. É um “sim” que se renova todos os dias…
Em cada dia o Senhor vai passando, continua a chamar; ama, chama e envia… “escutar” e estar atento(a) é fundamental para que a presença suave do Espírito Santo ecoe dentro e possa tocar os corações.
Que a Maria, a Senhora do “SIM” a todos(as) acompanhe e ensine a dizer sim em cada dia da nossa vida no nosso peregrinar.
Jubileu da Vida Consagrada 2025
“Peregrinos da esperança, no caminho da paz”: consagrados se preparam para o Jubileu Evento em Roma reúne cerca de 300 consagrados de todo o mundo.
“Nós pensamos que agora juntos podemos pensar estes valores da esperança e da paz que nós colocamos no centro desse nosso caminho na direção do Jubileu, peregrinos da esperança, num caminho de paz”, declarou o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz Vatican News Entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2024, mais de 300 representantes das diferentes formas de vida consagrada de mais de 60 países se reunirão em Roma: um religioso, um membro de um instituto secular e uma mulher consagrada pertencente à Ordo Virginum de cada país. Uma nova etapa na jornada rumo ao Jubileu de 2025, para compartilhar experiências de vida e missão, com o desejo de retornar a seus países com o mandato de continuar a ser um sinal de reconciliação entre os povos. “Peregrinos da esperança, no caminho da paz” é o tema do Jubileu da Vida Consagrada que será realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 2025. Os consagrados e as consagradas querem refletir sobre a grande necessidade de paz, uma urgência do nosso tempo, para responder ao apelo do Papa Francisco de criar, através do caminho jubilar, um clima de esperança e confiança como sinal de renascimento do qual toda a humanidade sente necessidade.
“Nós pensamos que agora juntos podemos pensar estes valores da esperança e da paz que nós colocamos no centro desse nosso caminho na direção do Jubileu, peregrinos da esperança, num caminho de paz, caminhando na paz, buscando a paz. Nós queríamos então juntos, mas não mais só nós, mas no estilo sinodal, no estilo que nós aprendemos, estamos aprendendo a caminhar, começando desde a participação de todos, até esse VATICANO VIDA CONSAGRADA PAPA FRANCISCO JOÃO BRAZ DE AVIZ VATICANO JUBILEU momento em que quatro representantes dessas nossas congregações possam chegar até aqui para estarmos juntos”, disse o Card. João Braz de Aviz, Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O programa será desenvolvido por meio de quatro temas principais:
1 de fevereiro: «Acreditando na esperança»; 2 de fevereiro: «Crescendo na caridade»; 3 de fevereiro: «Com a força da fé»; 4 de fevereiro: «Testemunhando a esperança».
Missa com o Papa Durante o evento, no dia 2 de fevereiro, festa da vida consagrada, o Papa Francisco presidirá à missa na Basílica de São Pedro às 17h30 locais (13h30 no horário de Brasília) com transmissão ao vivo e comentários em português do Vatican News.
“Nós teremos conosco naquele dia o Papa que preside a missa, aqui na Basílica de São Pedro, e nós teremos em seguida ainda uma ou duas missas que serão feitas aqui em Roma e uma será ainda na Basílica de São Pedro justamente com este mesmo de estar nos lugares dos apóstolos, estar no lugar onde a fé cristã é iluminada por esse magistério de Pedro, onde nós podemos encontrar toda essa energia nova do Evangelho para caminhar.”
30 janeiro 2024