
A Diocese do Algarve celebrou, no passado dia 25 de janeiro de 2025, em Loulé, o Jubileu dos Catequistas.
A celebração teve início por volta das 09h30, com a receção dos participantes diante do antigo convento de Santo António, situado na rua de Nossa Senhora da Piedade, próximo à entrada/saída de Loulé em direção a Boliqueime pela EN 270, perto da subida pedonal para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, conhecido como «Mãe Soberana».
A partir desse ponto, os participantes dirigiram-se para os locais de peregrinação, organizados por grupos pertencentes às três regiões pastorais da diocese.
Os catequistas das paróquias da região pastoral do Sotavento concentraram-se junto à igreja matriz, os da região pastoral do Centro reuniram-se junto ao monumento a Duarte Pacheco, e os da região pastoral do Barlavento encontraram-se junto à igreja de São Francisco.
De cada um desses pontos, os grupos partiram em peregrinação até ao antigo convento de Santo António, onde se juntaram e seguiram em conjunto até ao Santuário da «Mãe Soberana». Foi ali que decorreu a celebração jubilar, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Após a cerimónia, os participantes reuniram-se para um almoço-convívio e um momento cultural num outro espaço da cidade.
A Igreja Católica está a celebrar, em 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, proclamado pelo Papa Francisco e dedicado ao tema da esperança.