As Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, fundadas em Portugal em 1931 e reconhecidas oficialmente pelo Papa São João Paulo II em 1987, são um testemunho vivo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Esta congregação é profundamente marcada pelo carisma reparador, expresso no lema: “Reparar é amar”.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que tem as suas raízes na tradição bíblica e na história da Igreja, centra-se no amor compassivo e infinito de Jesus Cristo. É esta devoção que constitui a espinha dorsal da vida e do ministério das Missionárias Reparadoras. Elas vêem o Sagrado Coração como um símbolo do amor divino, revelado e expresso através da humanidade de Jesus.
Os fundadores da congregação, D. Moysés Alves de Pinho e Madre Maria da Santíssima Trindade, encontraram a sua inspiração e vitalidade nesse amor infinito, visualizado através do coração de Jesus. Isto resultou no carisma reparador-missionário, que impulsiona e orienta a vida de uma Missionária Reparadora.
As Missionárias Reparadoras dedicam-se ao culto ao Sagrado Coração de Jesus, procurando viver uma vida de amor à semelhança de Cristo, intensificando o seu zelo apostólico e trabalhando para estender o Reino de Deus na Terra. As suas práticas de adoração diária, centradas na reparação, expressam a sua profunda devoção ao Sagrado Coração.
Esta devoção ao Sagrado Coração não se limita apenas à adoração e oração. Manifesta-se no mandato do Senhor “Ide e ensinai”, que impulsiona as ações concretas da congregação no campo da educação da fé, na realização de obras sociais e de caridade e no cuidado dos mais necessitados.
O lema da congregação, “Para mim viver é Cristo”, reflete a centralidade de Jesus e do Seu Sagrado Coração na vida e missão das Missionárias Reparadoras. Este lema é, ao mesmo tempo, um apelo e um indicador que motiva a sua forma de estar na Igreja e para a Igreja.
Além disso, as aparições de Fátima em 1917, somadas à perseguição à Igreja em Portugal após a proclamação da República em 1910, impulsionaram um forte movimento de reparação por todo o país, o que também aumentou a devoção ao Sagrado Coração.
Assim, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e o carisma reparador são dois aspectos indissociáveis da vida e da missão das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, iluminando o caminho para uma vida de amor ao próximo, de zelo apostólico e de adoração reparadora.