“Ser catequista” chega a São Jorge e mobiliza 80 catequistas da ilha

A iniciativa é promovida pela ouvidoria, com a participação do Secretariado nacional de Educação Cristã

Começou a noite passada o primeiro de quatro dias de formação para catequistas na ilha de São Jorge, uma iniciativa formativa da Ouvidoria em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).

A formação sobre o que é Ser Catequista, e que substitui o curso de iniciação para catequistas, veio alterar o paradigma da formação dos agentes de pastoral e pretende não apenas dotar os catequistas com as competências necessárias à sua missão, mas levar à realização de um percurso que potencie , desde logo, um verdadeiro encontro com Deus por parte do catequista.

A ideia, assente numa espécie de `catequese de adultos´, é desenvolvida pelo departamento de Catequese SNEC e visa formar “equipas diocesanas” que após realizarem a experiência podem desenvolvê-la com outros agentes dentro da sua própria diocese.

Esta formação, durante a qual o próprio catequista é desafiado a revistar o `querigma´, decorre no auditório da Escola Secundária da Calheta, em São Jorge e destina-se a todos os catequistas da ilha. Está a ser ministrada pelo responsável do SNEC Fernando Moita, pelo padre Pedro Manuel, da diocese do Algarve e pela Irmã Arminda Monteiro.

Além dos catequistas que participam nesta formação até quinta-feira, sempre em horário pós-laboral, estão também presentes todos os sacerdotes da ilha.

Foto: P.Dinis Silveira
Fonte: igrejaacores.pt