TRAVASSÔ
Endereço
Rua Dr. Correia de Miranda, 27 - Travassô
3750-755 Aveiro
Portugal
travasso@mrscj.pt
Telefones
+351 234 604 739
+351 234 608 721
+351 234 629 238 (jardim)
COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Travassô, começou por ser uma terra de férias e descanso, para algumas Irmãs, as quais ficavam em casa do Sr. Gomes, pai de uma Missionária Reparadora, Irmã Conceição Gomes. O tempo em que aqui ficavam, era passado no meio do povo, conversando, evangelizando e servindo, no que lhes era possível. Depressa as Irmãs cativaram as pessoas que começaram a desejar que a Congregação tivesse uma presença certa e permanente.
O Sr. João Batista de Oliveira, depois de regressar do Brasil, e tendo-se confrontado com algumas realidades de carência, tomou a iniciativa, com o apoio financeiro do Sr. Gomes, de Fundar o Patronato de Nossa Senhora das Dores.
Desde a primeira hora, foi desejo dos fundadores entregarem a obra à Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado coração de Jesus, e a 25 de Maio, surge assim a primeira comunidade, sob a protecção e amparo de Nossa Senhora das Dores, dado que já existia na Casa uma Capela com imagem com esta invocação. Por opção da Fundadora a comunidade foi criada com o nome de Mater Dolorosa. Esta comunidade iniciou-se como uma filial da Casa-Mãe, pela indisponibilidade de Irmãs, para formar uma comunidade independente.